menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 31, 2025

Reserva Federal dos EUA mantém taxas de juro e desafia pressão de Trump

A Reserva Federal norte-americana (Fed) decidiu manter as taxas de juro de referência inalteradas no intervalo de 4,25% a 4,50%, resistindo à intensa pressão do Presidente Donald Trump para um corte.

News ImageNews ImageNews Image

A decisão reflete a incerteza sobre o impacto das novas tarifas aduaneiras na economia dos EUA e um mercado de trabalho que permanece sólido, embora tenha revelado uma divisão interna histórica. A decisão do Comité Federal de Mercado Aberto (FOMC) não foi unânime, com dois dos seus membros a votarem a favor de uma redução, um nível de dissensão inédito em mais de 30 anos.

O presidente da Fed, Jerome Powell, justificou a manutenção das taxas com a necessidade de avaliar o impacto das tarifas, afirmando que "ainda existem muitas, muitas incertezas a esclarecer".

Powell defendeu a independência da instituição, declarando que esta permite "tomar estas decisões desafiantes focadas nos dados, nas perspetivas e no balanço dos riscos, e não em fatores políticos".

A reação de Donald Trump foi imediata e contundente.

Numa publicação na sua rede social, o presidente dos EUA atacou Powell, afirmando que este "chega tarde demais e, na verdade, está demasiado irritado e é demasiado estúpido e político para estar à frente da Fed".

Trump considera que a recusa em baixar os juros está a custar "triliões de dólares" ao país.

A postura cautelosa da Fed arrefeceu as expectativas do mercado para um corte das taxas em setembro, com os analistas a aguardarem agora mais dados sobre a inflação e o emprego antes da próxima reunião.

ai briefingEm resumo
A postura cautelosa da Fed, que prioriza a estabilidade económica perante a incerteza gerada pelas tarifas, arrefeceu as expectativas do mercado para um corte iminente das taxas de juro, apesar da crescente pressão política e da dissidência interna.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close