menulogo
Notícias Agora
user
Economia July 31, 2025

Novo Banco aumenta lucro em 17,4% para 434,9 milhões de euros antes da venda ao BPCE

O Novo Banco registou um lucro de 434,9 milhões de euros no primeiro semestre de 2025, um aumento de 17,4% face ao mesmo período de 2024. Os resultados positivos, que representam os melhores de sempre para o banco, surgem semanas após o anúncio da sua venda ao grupo francês BPCE.

News ImageNews ImageNews Image

O crescimento do resultado líquido foi suportado por um "sólido e diversificado modelo de negócio", conforme comunicado enviado à CMVM. Apesar de a margem financeira ter recuado 6,1% para 558,8 milhões de euros, devido à descida das taxas de juro, o banco compensou esta quebra com um aumento de 11,1% nas comissões, que atingiram 179 milhões de euros. O produto bancário total subiu 6%, impulsionado também por ganhos com a recuperação de crédito e processos de impostos, como a recuperação da Contribuição Adicional de Solidariedade. O banco destacou o robusto desempenho no crédito a empresas e no crédito à habitação de baixo risco, bem como a elevada adoção de canais digitais.

A rentabilidade dos capitais próprios (RoTE) situou-se em 22,2% e o rácio de capital CET1 em 16,8%. A venda do Novo Banco ao grupo francês BPCE, anunciada em junho, avaliou a instituição em 6,4 mil milhões de euros e foi vista como um sinal de confiança na economia portuguesa pelos presidentes da CGD e do BCP, que antecipam um Novo Banco "mais dinâmico" e um concorrente mais forte no mercado nacional.

ai briefingEm resumo
O forte crescimento dos lucros do Novo Banco no primeiro semestre evidencia a sua solidez operacional e um modelo de negócio diversificado, proporcionando uma perspetiva positiva na transição para a sua aquisição pelo grupo francês BPCE.

Artigos

5

Economia

Ver mais
News Image

O Tomate foi o produto alimentar que mais aumentou na última semana

A DECO PROteste faz semanalmente uma análise ao preço do cabaz de Produtos Alimentares Essenciais. O preço do cabaz alimentar aumentou 1,01 euros (mais 0,42%) na última semana, para 240,65 euros.  Entre 30 de julho e 6 de agosto de 2025, o produto com maior aumento no cabaz alimentar da DECO foi o tomate que sofreu um aumento de + 0,36 € (+18%). Esta semana os ovos continuam no topo da tabela e é produto alimentar cujo preço mais aumentou desde o início do ano, com uma subida de 0,45 cêntimos (mais 28%). TOP…

Source LogoJornal de Mafra
categoryVer categoria completa
Close