menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 4, 2025

Wall Street inicia a semana em alta, recuperando das perdas de sexta-feira

Os principais índices bolsistas norte-americanos registaram ganhos significativos no início da semana, corrigindo as acentuadas perdas sofridas na sessão anterior.

News ImageNews ImageNews Image

Esta recuperação foi impulsionada pela perspetiva de cortes mais profundos nas taxas de juro por parte da Reserva Federal dos EUA (Fed), na sequência de dados sobre o emprego surpreendentemente fracos.

Pelas 15h00 de Lisboa, o índice industrial Dow Jones subia 0,98% para 44.017,79 pontos, o tecnológico Nasdaq avançava 1,58% para 20.977,16 pontos, e o S&P 500 valorizava 1,06%, fixando-se nos 6.304,04 pontos.

Este desempenho otimista contrastou fortemente com a sexta-feira anterior, quando o Dow Jones perdeu 1,23%, o Nasdaq caiu 2,24% e o S&P 500 recuou 1,60%.

A inversão de sentimento deveu-se, em grande parte, à expectativa dos investidores de que a Fed irá implementar mais cortes nas taxas de juro para estimular a economia. A especulação intensificou-se após a divulgação de dados do mercado laboral mais fracos do que o esperado, o que levou a uma reavaliação das políticas monetárias futuras. A situação política também contribuiu para a volatilidade, com o Presidente Donald Trump a anunciar que revelaria esta semana a nova liderança das estatísticas do emprego, após ter demitido a estatística-chefe, Erika McEntarfer, horas depois da publicação dos referidos dados.

Adicionalmente, Trump indicou que anunciará um novo membro para o Conselho de Governadores da Reserva Federal, uma nomeação que será atentamente observada pelos mercados financeiros. O otimismo em Wall Street contagiou as praças europeias, que também registaram uma tendência de recuperação.

ai briefingEm resumo
A recuperação das bolsas em Wall Street reflete o otimismo dos investidores quanto a uma política monetária mais expansionista por parte da Fed, estimulada por dados laborais fracos. As movimentações políticas na liderança de agências económicas chave nos EUA acrescentam uma camada de atenção para os mercados.

Artigos

4
Close