BP anuncia maior descoberta de gás e petróleo em 25 anos ao largo do Brasil
A gigante petrolífera britânica BP anunciou a deteção de um significativo depósito de gás e petróleo ao largo da costa do Brasil, descrevendo-o como a sua maior descoberta nos últimos 25 anos. O campo, denominado Bumerangue, localiza-se na bacia de Santos, a cerca de 400 quilómetros do Rio de Janeiro, e a BP detém 100% de participação no bloco. Gordon Birrell, vice-presidente executivo de produção e operações da BP, declarou: “Estamos empolgados em anunciar esta descoberta significativa (...), a maior realizada pela BP em 25 anos”.
A notícia surge num momento em que a empresa reorienta a sua estratégia para se concentrar novamente nos hidrocarbonetos, após ter renunciado a metas climáticas mais ambiciosas em fevereiro.
A descoberta, a décima da empresa em 2025, foi bem recebida pelo mercado, com as ações do grupo a subirem cerca de 1,5% na Bolsa de Londres após o anúncio.
A BP informou que as análises iniciais indicam “níveis elevados de dióxido de carbono” e que irá agora proceder a análises laboratoriais para caracterizar melhor o reservatório. Segundo o analista Russ Mould, da AJ Bell, esta descoberta surge num momento oportuno para a BP, que enfrenta pressão de investidores, como o fundo Elliott, e procura “convencer o mercado de que realmente mudou a sua estratégia e se distanciou da transição verde”. A empresa deverá apresentar os seus resultados do segundo trimestre em breve, e esta notícia reforça o seu compromisso de aumentar a produção de combustíveis fósseis.
Em resumoA descoberta de um vasto depósito de petróleo e gás no Brasil representa uma vitória estratégica para a BP, alinhada com o seu recente foco em hidrocarbonetos. O anúncio impulsionou as ações da empresa e reforça a sua posição no setor, num momento em que procura demonstrar aos investidores a viabilidade da sua nova orientação estratégica.
Artigos
9