A sanção foi imposta à empresa que opera o site da Shein na Europa, após uma investigação iniciada em setembro do ano anterior.
A AGCM acusou a Shein de ter “adotado uma estratégia de comunicação enganosa sobre as características e o impacto ambiental dos produtos de vestuário”.
Segundo a autoridade, as alegações de sustentabilidade e responsabilidade social no site da empresa eram, “nalguns casos, vagas, genéricas e/ou excessivamente enfáticas e, noutros, enganosas ou omissivas”. Em particular, a AGCM destacou que as informações relativas à reciclagem dos produtos “revelaram-se falsas ou, no mínimo, confusas”. A autoridade considerou que os consumidores poderiam ser facilmente levados a acreditar que os produtos da Shein eram fabricados com materiais sustentáveis e totalmente recicláveis, o que não correspondia à realidade, “tendo em conta as fibras utilizadas e os sistemas de reciclagem atuais”. A Shein refutou as acusações, afirmando que as informações ambientais no seu site são “claras, específicas e conformes com a regulamentação”.
Num comunicado, a empresa garantiu ter “cooperado plenamente” com a AGCM e tomado “medidas imediatas” para responder às preocupações levantadas.