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Economia August 4, 2025

Shein multada em um milhão de euros em Itália por 'greenwashing'

A autoridade da concorrência italiana (AGCM) aplicou uma multa de um milhão de euros à gigante chinesa de 'fast fashion' Shein, por práticas de publicidade ambiental enganosa, também conhecidas como 'greenwashing'.

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A sanção foi imposta à empresa que opera o site da Shein na Europa, após uma investigação iniciada em setembro do ano anterior.

A AGCM acusou a Shein de ter “adotado uma estratégia de comunicação enganosa sobre as características e o impacto ambiental dos produtos de vestuário”.

Segundo a autoridade, as alegações de sustentabilidade e responsabilidade social no site da empresa eram, “nalguns casos, vagas, genéricas e/ou excessivamente enfáticas e, noutros, enganosas ou omissivas”. Em particular, a AGCM destacou que as informações relativas à reciclagem dos produtos “revelaram-se falsas ou, no mínimo, confusas”. A autoridade considerou que os consumidores poderiam ser facilmente levados a acreditar que os produtos da Shein eram fabricados com materiais sustentáveis e totalmente recicláveis, o que não correspondia à realidade, “tendo em conta as fibras utilizadas e os sistemas de reciclagem atuais”. A Shein refutou as acusações, afirmando que as informações ambientais no seu site são “claras, específicas e conformes com a regulamentação”.

Num comunicado, a empresa garantiu ter “cooperado plenamente” com a AGCM e tomado “medidas imediatas” para responder às preocupações levantadas.

ai briefingEm resumo
A multa aplicada à Shein em Itália destaca a crescente fiscalização sobre as alegações de sustentabilidade das empresas de 'fast fashion'. A decisão da AGCM penaliza a comunicação considerada vaga e enganosa sobre o impacto ambiental dos seus produtos, reforçando a necessidade de transparência e veracidade nas práticas de 'greenwashing'.

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