menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 5, 2025

Wall Street recupera com fortes ganhos no início da semana

Os principais índices bolsistas norte-americanos registaram subidas expressivas na segunda-feira, recuperando a maior parte das perdas da sessão anterior.

News ImageNews ImageNews Image

A recuperação técnica foi impulsionada pela expectativa de cortes nas taxas de juro pela Reserva Federal, após dados dececionantes do mercado de trabalho. Na sessão de segunda-feira, o Dow Jones Industrial Average subiu 1,34%, o tecnológico Nasdaq avançou 1,95% e o índice alargado S&P 500 progrediu 1,47%, naquela que foi a melhor performance desde maio e que interrompeu uma sequência de quatro dias de perdas. Segundo Steve Sosnick, da Interactive Brokers, a recuperação explica-se pela entrada de "compradores de pechinchas" assim que os mercados deram sinais de recuperação, pois "ninguém quer perder um movimento de alta". A grande maioria dos analistas espera que o banco central dos EUA corte as taxas em 0,25 pontos percentuais na sua próxima reunião em setembro, uma expectativa reforçada pelo relatório do mercado de trabalho de sexta-feira, que se revelou pior do que o esperado e incluiu uma revisão em baixa acentuada na criação de empregos. Os investidores optaram por ignorar as incertezas económicas em torno das novas tarifas de Donald Trump, que deverão entrar em vigor na quinta-feira.

No mercado de ações, destacaram-se vários movimentos individuais. As ações da marca de vestuário American Eagle dispararam 23,65%, beneficiadas por comentários elogiosos de Donald Trump sobre a sua mais recente campanha publicitária. A Tesla também esteve em foco, com uma subida de 2,19%, após a concessão de um novo prémio em ações a Elon Musk. A gigante chinesa de motores de busca Baidu avançou 1,75%, após anunciar planos para lançar os seus robotáxis na aplicação Lyft na Alemanha e no Reino Unido em 2026.

ai briefingEm resumo
A sessão de segunda-feira demonstrou a resiliência dos mercados norte-americanos, que optaram por focar-se na perspetiva de uma política monetária mais branda em vez das incertezas económicas e geopolíticas, resultando na melhor performance desde maio.

Artigos

6
Close