BP anuncia maior descoberta de petróleo e gás em 25 anos no Brasil
A gigante petrolífera britânica BP anunciou na segunda-feira uma descoberta "significativa" de um depósito de gás e petróleo ao largo da costa do Brasil, a maior da empresa nos últimos 25 anos. A notícia impulsionou as ações da companhia na Bolsa de Londres, num momento em que a BP reafirma o seu foco nos hidrocarbonetos. A descoberta ocorreu no campo Bumerangue, na Bacia de Santos, a cerca de 400 quilómetros da costa do Rio de Janeiro, num bloco em que a BP detém uma participação de 100%. Gordon Birrell, vice-presidente executivo de Produção e Operações da BP, declarou: "Estamos empolgados em anunciar esta descoberta significativa (...), a maior realizada pela BP em 25 anos". Esta é a décima descoberta divulgada pela empresa em 2025, num ano que Birrell descreveu como "excecional" para a equipa de exploração.
A empresa irá agora iniciar análises laboratoriais para melhor caracterizar o reservatório.
A notícia foi bem recebida pelo mercado, com as ações do grupo a subirem cerca de 1,5% na manhã de segunda-feira em Londres.
Este anúncio surge num momento estratégico para a BP, que recentemente reorientou a sua estratégia para se focar mais no petróleo e gás, abandonando metas climáticas mais ambiciosas, e enfrenta a pressão de investidores ativistas.
A descoberta reforça a nova orientação da empresa e fornece um impulso positivo antes da apresentação dos resultados trimestrais.
Em resumoA descoberta no Brasil reforça a nova estratégia da BP focada nos combustíveis fósseis, oferecendo uma notícia positiva aos mercados antes da apresentação de resultados e sublinhando o potencial de crescimento da empresa na exploração de hidrocarbonetos.
Artigos
9