EDP Renováveis vende portefólio solar em Espanha por 160 milhões de euros
A EDP, através da sua subsidiária EDP Renováveis (EDPR), anunciou na segunda-feira a celebração de um acordo para a venda de um portefólio de centrais solares em Espanha à Prosolia Energy. A transação, com um valor de ativo ('enterprise value') estimado em 160 milhões de euros, insere-se na estratégia de rotação de ativos da empresa. O acordo prevê a venda da participação acionista de 100% num portefólio solar com uma capacidade de 190 MWac (229 MWdc). Este portefólio é composto por cinco centrais solares já em operação, localizadas nas regiões da Andaluzia e de Castela e Leão, com uma vida média dos ativos inferior a um ano. De acordo com o comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), estes projetos beneficiam de contratos de compra de energia de longo prazo (Power Purchase Agreements - PPAs), o que lhes confere estabilidade de receitas. A conclusão da transação está sujeita às condições regulatórias e outras condições habituais para negócios desta natureza, prevendo-se que ocorra durante o ano de 2025. A empresa destacou que, com esta operação, a EDPR já assegurou aproximadamente 800 milhões de euros do seu objetivo de proveitos de rotação de ativos para 2025, que está fixado em cerca de 2 mil milhões de euros. Esta estratégia permite à empresa libertar capital para reinvestir em novos projetos de energias renováveis, acelerando o seu plano de crescimento.



Artigos
5Economia
Ver mais
O dono da Tesla vai receber mais dividendos dos acionistas. Será um dos maiores prémios de um dono acionista de uma grande empresa. 75% dos acionistas aprovaram pagar um bilião de dólares a Elon Musk, um dos homens mais ricos do mundo, mas, mesmo assim, pode vir a ser contestado.

Magnata dos carros elétricos garante encaixe histórico na próxima década. Só com o que vai receber em 2026 poderia pagar três anos de pensões.

Conferência da ERC reuniu esta semana os líderes dos principais grupos de media, entre eles Paulo Franco.

Despesa com aumento de pensões públicas e privadas e apoio a idosos aumenta mil milhões de euros.







