menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 6, 2025

Teixeira Duarte garante fatia de 440 milhões de euros no projeto de alta velocidade

A Teixeira Duarte anunciou que a sua participação na fase de construção do primeiro troço da linha de alta velocidade Porto-Lisboa está estimada em aproximadamente 440 milhões de euros. A construtora integra o consórcio LusoLav, que assinou o contrato de concessão com a Infraestruturas de Portugal no dia 29 de julho. O contrato de Parceria Público-Privada (PPP) refere-se ao troço entre Porto (Campanhã) e Oiã (Oliveira do Bairro), cujo valor global ascende a 1,66 mil milhões de euros. A concessão, em regime de disponibilidade, tem um prazo de 30 anos, compreendendo um período de construção de cinco anos e um período de manutenção de 25 anos.

News ImageNews ImageNews Image

A Teixeira Duarte – Engenharia e Construções detém uma participação de 6,35% no consórcio LusoLav, que inclui também outras grandes construtoras como a Mota-Engil, Alves Ribeiro, Casais, Conduril e Gabriel Couto.

O projeto contempla a conceção e construção de 71 quilómetros de nova linha, a adaptação da Estação de Campanhã, uma nova estação em Vila Nova de Gaia e novas travessias sobre o rio Douro. Além da sua participação direta, o Grupo Teixeira Duarte prevê o envolvimento de outras empresas suas, como a EPOS e a SOMAFEL, na fase de desenvolvimento da infraestrutura, e a TDGI na fase de manutenção. Este contrato representa um importante acréscimo à carteira de encomendas da Teixeira Duarte, reforçando a sua posição em projetos de grande escala e complexidade técnica.

ai briefingEm resumo
A construtora Teixeira Duarte assegurou uma participação estimada em 440 milhões de euros na construção do primeiro troço da linha de alta velocidade em Portugal. A empresa faz parte do consórcio LusoLav, que assinou o contrato de concessão de 1,66 mil milhões de euros com a Infraestruturas de Portugal para o troço Porto-Oiã.

Artigos

3

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close