menulogo
Notícias Agora
user
Economia August 7, 2025

Bolsa de Lisboa fecha em alta com Mota-Engil a subir 3,7% após notícia da OPA à Martifer

A bolsa de Lisboa encerrou a sessão de quarta-feira em terreno positivo, com o índice PSI a ganhar 0,40%, para os 7.741 pontos, em linha com a maioria das praças europeias. A Mota-Engil destacou-se com uma valorização de 3,71%, reagindo positivamente ao seu envolvimento na Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre a Martifer.

News ImageNews ImageNews Image

O desempenho do principal índice português foi marcado pelos desenvolvimentos no setor da construção.

As ações da Mota-Engil foram as que mais subiram, fechando nos 4,976 euros, depois de ter sido anunciado que a empresa faz parte do acordo parassocial tripartido, juntamente com a Visabeira e os fundadores da Martifer, que levou ao lançamento de uma OPA sobre esta última. A Mota-Engil, que já detém 37,5% da Martifer, consolidará a sua posição como acionista de referência. Outras cotadas que contribuíram para o desempenho positivo do PSI incluíram a Altri, que subiu 1,35%, a Sonae, com um ganho de 1,10%, e a NOS, que avançou 1,08%.

Em sentido contrário, a Ibersol liderou as perdas, com uma queda de 1,44%.

As empresas do grupo EDP também fecharam no vermelho, com a EDP Renováveis a perder 1,16% e a EDP a recuar 0,61%, acompanhando a tendência de baixa do setor das 'utilities' a nível europeu.

O BCP também registou uma perda de 1,14%, penalizado pelo sentimento negativo em torno da banca europeia na sessão.

ai briefingEm resumo
O PSI fechou a sessão de ontem com ganhos, impulsionado pela forte subida da Mota-Engil. A valorização da construtora reflete a perceção positiva do mercado sobre o seu papel na reestruturação acionista da Martifer, que culminou no lançamento de uma OPA.

Artigos

3

Economia

Ver mais
categoryVer categoria completa
Close