A decisão, que representa o quinto corte no último ano, foi tomada por uma margem curta de cinco votos a favor e quatro contra, evidenciando a divisão no seio do Comité de Política Monetária (MPC) sobre o rumo a seguir. A votação renhida, que necessitou de uma segunda ronda pela primeira vez na história da instituição, reflete o dilema enfrentado pelos bancos centrais: responder aos sinais de abrandamento económico ou manter uma postura cautelosa perante uma inflação persistente. O comité declarou estar atento à evolução da inflação homóloga, que em junho se situou em 3,6%, ainda consideravelmente acima da meta de 2%. O banco central prevê que a inflação atinja 4% em setembro, antes de começar a diminuir. A ministra da Economia do Reino Unido, Rachel Reeves, saudou a medida, afirmando que os cinco cortes de juros desde as eleições de julho de 2024 ajudaram a diminuir o custo das hipotecas e a “colocar mais dinheiro no bolso das pessoas”. No entanto, a decisão dividida do MPC sugere que o caminho para futuros cortes pode não ser linear, com alguns membros a expressarem preocupação de que um aumento temporário da inflação possa pressionar ainda mais os preços e os salários. A próxima reunião de política monetária do BoE está agendada para 17 e 18 de setembro, com os mercados a anteciparem a possibilidade de novos cortes ainda este ano.
Banco de Inglaterra corta taxa de juro diretora para 4% em decisão dividida
O Banco de Inglaterra (BoE) decidiu descer a sua taxa de juro diretora em 0,25 pontos percentuais, fixando-a em 4%, o valor mais baixo em mais de dois anos.



Artigos
5Economia
Ver mais
Líderes mundiais anunciaram na Cimeira do Clima, na cidade brasileira de Belém, a criação de uma coligação para estabelecer e regular os mercados de créditos de carbono como ferramenta de combate às alterações climáticas.

Segundo a ACAP, o mês passado mostrou uma melhoria de 24% O mercado de ciclomotores, motociclos, triciclos e quadriciclos em Portugal registou um crescimento de 24,1% em outubro de 2025, face a Outubro de 2024, ao contrário da tendência europeia em baixa.Foram matriculadas 4.144 unidades, ao passo que o mercado de quadriciclos da categoria europeia L registou uma queda de 9,9 por cento face ao mesmo mês do ano anterior, tendo sido matriculados 136 veículos. Em termos acumulados, de Janeiro a Outubro de 2025, foram matriculados 40.946 veículos novos de duas e três rodas em Portugal, o que correspondeu a uma queda de 1,0 por cento em comparação com o mesmo período do ano de 2024.Quanto aos quadriciclos, estes apresentaram também uma queda também de 5,7 por cento neste mesmo período face ao período homólogo do ano anterior. CiclomotoresO mercado de ciclomotores novos matriculados totalizou 109 unidades em Outubro de 2025, tendo apresentado uma variação negativa de 16,2 por cento face ao mês homólogo de 2024. Em termos acumulados, de Janeiro a Outubro de 2025, foram matriculados 1.242 ciclomotores, o que se traduziu num decréscimo de 22,9 por cento relativamente a igual período do ano anterior. Fonte: ACAP - Fotos Arquivo Paulo Araújo MotociclosNo mês de Outubro de 2025 foram matriculados em Portugal 4.013 motociclos,o que representou um crescimento de 25,9 por cento face a igual mês de 2024. Em termos acumulados, nos dez meses de 2025, o número de unidades matriculadas manteve-se face ao período homólogo do ano anterior, tendo sido colocados em circulação 39.545 novos motociclos. Os motociclos elétricos registaram, em Outubro de 2025, um total de 58 unidades matriculadas em Portugal, o que representou um crescimento de 114,8 por cento face ao mês homólogo do ano anterior. Em termos acumulados, de Janeiro a Outubro de 2025, foram matriculados 407 motociclos elétricos novos, representando um crescimento de 13,4 por cento face ao período homólogo do ano anterior. Os motociclos de cilindrada até 125 cm3 registaram, no décimo mês do ano, um total de 1.753 unidades matriculadas em Portugal, o que representou um aumento de 21,0 por cento face ao mês homólogo de 2024. Quanto ao número acumulado de motociclos até 125 cm3 matriculados nos dez meses de 2025, este situou-se em 18.244 unidades, o que representou uma queda de 6,0 por cento face a igual período do ano anterior. Em relação aos motociclos com cilindrada superior a 125 cm3, no décimo mês de 2025 foram matriculados 2.202 veículos deste tipo, o que representa um aumento de 28,7 por cento face ao mesmo mês de 2024.Em termos acumulados, entre Janeiro e Outubro de 2025, foram matriculados 20.894 motociclos com cilindrada superior a 125 cm3, o que representou um crescimento de 5,7 por cento face ao período homólogo do ano anterior.

O AGRIBUSINESS 2025, o maior encontro B2B do setor agroalimentar em Portugal, terminou com um balanço extremamente positivo: ao longo de três dias, foram realizadas mais de 600 reuniões de negócios entre empresas portuguesas e 30 importadores internacionais, oriundos de 19 mercados externos. Organizado pela NERSANT – Associação Empresarial da Região de Santarém / Câmara […] O conteúdo SANTARÉM RECEBEU MAIS DE 600 REUNIÕES DE NEGÓCIO NO AGRIBUSINESS 2025 aparece primeiro em Comercio e Noticias.

A jornada contínua de trabalho pressupõe "um período de descanso nunca superior a trinta minutos, que, para todos os efeitos, se considera tempo de trabalho". O Governo está a ponderar relançar este regime.






