A operação concretizou-se com a aquisição das participações da Amorim Cork Ventures, incubadora da Corticeira Amorim, e do sócio fundador, Pedro Abrantes. Criada em 2015 por Pedro Abrantes com o apoio da Amorim Cork Ventures, a marca Asportuguesas distinguiu-se no mercado pela sua aposta na sustentabilidade e inovação, utilizando uma sola com cortiça como elemento diferenciador. A marca afirmou-se como um “símbolo da identidade portuguesa contemporânea” e, em 2017, a entrada do Grupo Kyaia na estrutura societária impulsionou a sua internacionalização, levando-a a mais de 60 mercados.

Após uma década de crescimento, a Amorim Cork Ventures e Pedro Abrantes consideraram que estavam reunidas as condições para encerrar o seu ciclo de participação. Pedro Abrantes manifestou o seu orgulho no percurso do projeto, afirmando: “Foi um bom negócio, mas acima de tudo sinto orgulho por ver um projeto que nasceu na garagem da minha mãe ser reconhecido e valorizado.” Por sua vez, Fortunato Frederico, presidente e fundador da Kyaia, destacou a determinação em “acelerar a presença global d’Asportuguesas e a reforçar o seu posicionamento como uma referência no calçado ecológico”. O valor do negócio não foi revelado, mas a transação marca uma nova fase para a marca, agora sob a liderança exclusiva de um dos gigantes do setor em Portugal.