Os investidores optaram por uma postura de cautela e realizaram lucros, antecipando a divulgação de importantes dados económicos sobre a inflação nos Estados Unidos.
No fecho da sessão, o índice seletivo Dow Jones Industrial Average caiu 0,45% para 43.975,09 pontos, o tecnológico Nasdaq recuou 0,30% para 21.385,41 pontos, e o S&P 500 perdeu 0,25%.
Segundo Adam Sarhan, da 50 Park Investments, o mercado assistiu a "alguma realização de lucros após uma forte subida e antes da divulgação de importantes indicadores económicos".
Os dados em questão são o índice de preços no consumidor (IPC), a ser divulgado na terça-feira, e o índice de preços no produtor (IPP), esperado para quinta-feira.
Estes indicadores são cruciais, pois, como salientou Jose Torres, da Interactive Brokers, "podem influenciar as expectativas de cortes de juros por parte da Fed", o banco central norte-americano.
A grande maioria dos analistas acredita que a Reserva Federal irá cortar as taxas de juro em 0,25 pontos percentuais na sua próxima reunião de política monetária, agendada para setembro. Os especialistas estão particularmente atentos ao mercado de trabalho, após uma forte revisão em baixa dos números de criação de emprego na primavera, levantando dúvidas se foi um "incidente isolado ou parte de uma tendência mais duradoura".













