O otimismo foi impulsionado por dados que revelaram um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Japão muito acima do esperado.
O mercado acionista japonês teve um desempenho robusto, com o índice Nikkei a subir 1,71% e a fechar nos 43.378,31 pontos.
O principal motor desta valorização foram os dados macroeconómicos divulgados, que surpreenderam positivamente os investidores.
Foi revelado que o PIB do Japão cresceu muito acima do que era antecipado e, crucialmente, que a economia não tinha contraído nos primeiros três meses do ano, como se pensava anteriormente.
Esta revisão em alta do desempenho económico dissipou os receios de uma recessão técnica e injetou uma dose significativa de confiança no mercado. Os investidores reagiram com otimismo à perspetiva de uma economia mais saudável, o que tende a traduzir-se em melhores resultados para as empresas cotadas. O forte desempenho do Nikkei na sexta-feira contrastou com o sentimento mais contido de outras praças asiáticas no dia anterior e posicionou o mercado japonês como um dos mais performantes da região, impulsionado por fundamentos económicos internos sólidos que se sobrepuseram às incertezas globais.













