O índice industrial Dow Jones foi o único a negociar em terreno positivo, embora com ganhos marginais, enquanto o S&P 500 e o tecnológico Nasdaq registaram ligeiras perdas. Pelas 14h45 (hora de Lisboa), o Dow Jones subia 0,04%, enquanto o S&P 500 recuava 0,10% e o Nasdaq cedia 0,06%.
A abertura quase plana foi atribuída por analistas a um "fraco fluxo empresarial e numa sessão sem dados macroeconómicos de relevo".
No entanto, os investidores mantêm-se atentos a vários fatores.
No plano empresarial, a semana será marcada pela divulgação de resultados de grandes retalhistas.
No plano da política monetária, as atenções estão viradas para o simpósio anual da Reserva Federal em Jackson Hole. Adicionalmente, o contexto geopolítico pesa sobre o sentimento do mercado, com os investidores a acompanharem os desenvolvimentos da reunião em Washington entre os presidentes dos EUA e da Ucrânia, juntamente com líderes europeus, para discutir um possível acordo de paz. Este encontro segue-se a uma cimeira entre os líderes dos EUA e da Rússia que terminou sem um acordo de cessar-fogo. A falta de uma direção clara na abertura sugere que os investidores aguardam por novos catalisadores antes de assumirem posições mais fortes, num mercado que já tinha fechado com resultados díspares na sessão anterior.














