A divulgação de dados sobre a inflação na Europa e as atas da Reserva Federal dos EUA são os pontos altos da agenda. Na quarta-feira, a atenção estará centrada nos números da inflação da União Europeia e do Reino Unido, dados cruciais para antecipar os próximos passos do Banco Central Europeu e do Banco de Inglaterra. No mesmo dia, serão conhecidas as atas da última reunião da Reserva Federal norte-americana (Fed), que poderão fornecer pistas sobre o futuro da política monetária nos EUA. Adicionalmente, o simpósio anual da Fed em Jackson Hole é outro evento de relevo aguardado pelos mercados.

A semana contará ainda com a divulgação de dados sobre o emprego nos EUA na quinta-feira, bem como indicadores sobre o desempenho dos setores da manufatura e de serviços em ambos os lados do Atlântico. Para encerrar a semana, na sexta-feira, será publicado o Produto Interno Bruto (PIB) da Alemanha, um barómetro fundamental da saúde da maior economia europeia.

Este conjunto de dados económicos irá moldar as expectativas dos investidores e poderá ditar a tendência dos mercados financeiros nos próximos dias.