O sucesso comercial da OpenAI é inegável.

A aplicação do ChatGPT, só em 2025, já gerou mais de 1,35 mil milhões de dólares, um aumento de 673% face ao período homólogo de 2024, com uma receita média mensal a rondar os 193 milhões de dólares.

Estes números colocam a empresa numa posição de domínio esmagador, com receitas totais trinta vezes superiores à soma dos seus principais rivais, como o Claude da Anthropic e o Grok da xAI.

Paralelamente a esta monetização bem-sucedida nos mercados existentes, a empresa está a explorar novas vias para o crescimento.

A introdução do plano “ChatGPT Go” na Índia, por 399 rupias (cerca de 3,93 euros), é um movimento estratégico para tornar a tecnologia mais acessível em mercados emergentes e sensíveis ao preço.

Segundo Nick Turley, responsável de produto, esta era “um dos principais pedidos dos utilizadores”.

O novo plano oferece limites de utilização dez vezes superiores aos da versão gratuita, representando uma proposta de valor atrativa. A estratégia passa por lançar primeiro na Índia, o país com o maior número de downloads da app (13,7%), para “aprender com o ‘feedback’ antes de expandir para mais países”, indicou Turley.