A queda reflete as preocupações globais que afetam as empresas de tecnologia, nomeadamente as notícias negativas em torno da gigante norte-americana Intel.

O principal índice do mercado japonês, o Nikkei 225, recuou 0,65%, o equivalente a 278,38 pontos, para fechar nos 42.610,17 pontos.

O segundo indicador mais abrangente, o Topix, também encerrou a sessão a perder 0,52%.

A sessão asiática foi um claro reflexo do sentimento negativo que se instalou em Wall Street no dia anterior, demonstrando a forte interconexão dos mercados financeiros globais.

A causa principal apontada para as perdas foi o desempenho das "principais empresas de semicondutores do país, arrastadas pela preocupação que a Intel gerou no setor". A forte queda das ações da Intel nos EUA, devido a notícias sobre uma possível alteração na política de subsídios do governo americano, teve um efeito de contágio imediato nos seus pares e fornecedores asiáticos, que são uma parte crucial da cadeia de valor global de semicondutores. A sessão em Tóquio começou com uma ligeira tendência de queda, que se acentuou ao longo do dia, culminando num fecho claramente negativo e confirmando que a aversão ao risco no setor tecnológico não se limitou aos mercados ocidentais.