Na segunda-feira, o Dow Jones Industrial Average recuou 0,77%, o S&P 500 perdeu 0,43% e o tecnológico Nasdaq cedeu 0,22%.

Este desempenho contrastou com o otimismo do final da semana anterior, que fora impulsionado pelas declarações do presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell.

No simpósio de Jackson Hole, Powell adotou um tom considerado acomodatício, sugerindo que o banco central estaria a aproximar-se do momento de baixar as taxas de juro para apoiar o mercado de trabalho.

Esta perspetiva levou a uma subida acentuada dos mercados na sexta-feira.

No entanto, o início da nova semana trouxe um sentimento de maior cautela.

Sam Stovall, da CFRA, comentou que, após a forte subida, "não é surpreendente que o mercado tenha cedido hoje parte dos ganhos, com os investidores de curto prazo a fazerem alguns lucros". Os operadores estão agora focados nos próximos indicadores económicos, como a estimativa do crescimento do PIB no segundo trimestre e o índice de preços PCE, que poderão influenciar a futura decisão da Fed na sua reunião de 17 de setembro.

A expectativa em torno da divulgação de resultados da Nvidia, a empresa com maior capitalização bolsista, também contribui para a contenção dos investidores.