O índice pan-europeu EuroStoxx 600 registou uma desvalorização, refletindo a tendência negativa que se fez sentir desde Frankfurt a Madrid.
Entre os principais mercados, a bolsa de Paris (CAC 40) destacou-se pela negativa, com uma perda de 1,59%, a mais acentuada entre os seus pares.
O DAX alemão cedeu 0,37% e o IBEX 35 espanhol caiu 0,85%.
Este movimento de queda foi atribuído, em parte, à realização de lucros após os ganhos da semana anterior, motivados pela perspetiva de uma política monetária mais branda por parte da Reserva Federal dos EUA.
No entanto, fatores regionais também pesaram, como a instabilidade política em França, que afetou particularmente o mercado parisiense.
A exceção notável foi a bolsa de Londres, que esteve encerrada devido a feriado, segundo um analista, embora outros artigos reportem uma ligeira subida do FTSE 100 de 0,13%, indicando que poderá ter havido negociação ou que a informação sobre o feriado se refere apenas a parte do mercado.
Independentemente disso, o sentimento dominante no continente foi de aversão ao risco, com a maioria dos investidores a preferir desfazer posições antes da divulgação de novos dados económicos e num contexto de alguma incerteza política.













