O principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, que reflete a média não ponderada dos 225 principais valores, fechou a cair 0,26%, para os 42.718,47 pontos. De forma semelhante, o indicador Topix, que agrupa as 1.600 maiores empresas cotadas na praça japonesa, encerrou a sessão a perder 0,47%, para 3.075,18 pontos.

Os artigos não fornecem uma causa específica e isolada para a queda, inserindo-a antes num contexto mais amplo de recuo nos mercados de ações.

A sessão em Tóquio ocorreu após um fecho em alta em Wall Street na véspera, onde os índices foram impulsionados por uma revisão em alta do PIB dos EUA e pelos resultados positivos da Nvidia.

No entanto, esse otimismo não se transmitiu para a negociação asiática de sexta-feira, que foi dominada por uma maior prudência. A falta de novos catalisadores positivos e a expectativa em torno dos dados de inflação nos EUA, que seriam divulgados mais tarde no mesmo dia, podem ter levado os investidores a adotar uma postura mais defensiva. O movimento de queda em Tóquio antecipou o sentimento negativo que se viria a verificar mais tarde nas bolsas europeias e norte-americanas, marcando um final de semana de aversão ao risco nos mercados financeiros globais.