O otimismo do mercado foi alimentado pela convicção generalizada de que a Reserva Federal norte-americana (Fed) irá anunciar um corte nas taxas de juro na sua próxima reunião.
O mercado norte-americano iniciou a semana com uma forte dinâmica positiva, refletindo a confiança dos investidores na política monetária.
O índice tecnológico Nasdaq avançava 0,61% a meio da sessão, enquanto o S&P 500 crescia 0,38%.
O sentimento era de que a flexibilização monetária por parte da Fed estava praticamente garantida, o que levou as bolsas a terminarem “pintadas de verde”. A reunião do comité de política monetária (FOMC) da Fed, agendada para terça e quarta-feira, é o evento central da semana.
Os analistas estimam que as taxas diretoras devam diminuir em um quarto de ponto percentual, marcando o primeiro corte desde dezembro de 2024. Esta expectativa de juros mais baixos favorece particularmente as empresas de crescimento, como as do setor tecnológico, o que explica o forte desempenho do Nasdaq. A certeza do mercado em relação a esta medida removeu parte da incerteza, permitindo que os investidores aumentassem a sua exposição a ativos de maior risco e impulsionassem os índices para novos patamares recorde, demonstrando a forte dependência do sentimento do mercado em relação às decisões do banco central.













