Na abertura da sessão de segunda-feira, o principal índice da bolsa de Tóquio, o Nikkei, que agrega os 225 valores mais importantes, registou uma valorização de 0,89%.
O segundo indicador, o Topix, que agrupa as 1.600 maiores empresas cotadas, também abriu em terreno positivo, com uma subida de 0,40% para 3.160,49 pontos.
Este arranque positivo nos mercados asiáticos serviu de prelúdio para o otimismo que se viria a verificar mais tarde nos mercados europeus e norte-americanos.
O sentimento dos investidores foi moldado, em grande parte, pela expectativa em relação às reuniões dos bancos centrais, com destaque para a Reserva Federal dos EUA e o próprio Banco do Japão. A confiança manteve-se na sessão seguinte, com o Nikkei a abrir novamente em alta na terça-feira, com um ganho de 0,4%, já com a reunião da Fed em curso. Este desempenho consistente sugere que os investidores na região asiática partilhavam da confiança global num desfecho favorável das decisões de política monetária, o que sustentou o apetite por ativos de risco no início da semana.












