Os principais índices, Nikkei 225 e Topix, registaram perdas no fecho da sessão.
Apesar de uma abertura em terreno positivo, com o Nikkei a ganhar 0,71% e o Topix a subir 0,45%, o sentimento do mercado inverteu-se por completo após o anúncio da política monetária do Banco do Japão (BoJ).
No fecho, o índice Nikkei, que reflete os 225 principais valores, perdeu 0,57%, enquanto o Topix, que agrupa as 1.600 maiores empresas cotadas, recuou 0,35% para 3.147,68 pontos.
A reação negativa dos investidores deveu-se à decisão do BoJ de não seguir o exemplo da Reserva Federal dos EUA e manter as suas taxas de juro, optando por uma abordagem de cautela. Adicionalmente, o anúncio de que o BoJ irá começar a vender os seus vastos ativos de ETFs, embora com a promessa de o fazer de forma gradual para não desestabilizar o mercado, pode ter introduzido um fator de incerteza sobre a futura procura por estes ativos. A inversão acentuada de uma abertura otimista para um fecho pessimista ilustra a elevada sensibilidade do mercado japonês às decisões e comunicações do seu banco central, que acabaram por se sobrepor ao sentimento positivo vindo de Wall Street.













