O principal índice do Japão, o Nikkei, abriu a sessão em terreno negativo, sinalizando a cautela entre os investidores. Na abertura do mercado de Tóquio, o índice Nikkei, que agrega os 225 principais valores, registou uma perda de 0,54%, enquanto o indicador Topix cedeu 0,02%.
Este desempenho negativo insere-se num contexto mais amplo de moderação nos mercados globais.
Uma das análises aponta que o “'rally' mundial à boleia da IA abranda”, resultando em “ganhos modestos” na Ásia, o que sugere que o entusiasmo em torno da inteligência artificial, que impulsionou os mercados nos últimos tempos, pode estar a perder força. Adicionalmente, o título de outro artigo indica que a Ásia foi atirada “para o vermelho” devido a tarifas sobre produtos farmacêuticos, apontando para preocupações setoriais específicas que podem estar a pesar no sentimento geral da região.
A combinação destes fatores – uma abertura negativa em Tóquio, o abrandamento de um importante motor de crescimento tecnológico e preocupações comerciais – pinta um quadro de incerteza e cautela, marcando uma pausa no forte desempenho que os mercados acionistas vinham a registar.














