O setor tecnológico liderou as subidas, impulsionado pelo otimismo em torno da inteligência artificial.

Apesar da aproximação do prazo final de 1 de outubro para um acordo orçamental entre Democratas e Republicanos, os mercados norte-americanos mostraram-se imunes à incerteza política.

O Dow Jones subiu 0,15% para 46.316,07 pontos, o S&P 500 avançou 0,26% para 6.661,21 pontos, e o tecnológico Nasdaq liderou com uma valorização de 0,48%, fechando nos 22.591,2 pontos.

O otimismo dos investidores foi sustentado por vários fatores.

Em primeiro lugar, a aposta contínua no crescimento da inteligência artificial (IA) impulsionou as ações de tecnologia. Em segundo, prevalecem as expectativas de que a Reserva Federal (Fed) poderá continuar a descer as taxas de juro, especialmente perante as preocupações com a inflação e as incertezas no mercado de trabalho, cujos dados serão divulgados no final da semana. Os analistas consideram que o potencial impacto de uma paralisação do governo nos mercados financeiros parece ser limitado, ou preveem que, como em anos anteriores, um acordo de última hora seja alcançado. Adicionalmente, uma nota de mercado do Millennium Investment Banking destacou o potencial de valorização das ações da indústria da Defesa, "perante rumores de que o Departamento de Defesa dos EUA está a pressionar os fornecedores de mísseis a duplicarem ou até quadruplicarem rapidamente a sua produção".