A queda do crude teve um impacto direto nas ações das empresas do setor energético nas bolsas europeias, como foi o caso da Galp Energia em Lisboa, que registou perdas significativas. O movimento contrasta com a recente tendência de subida dos preços, mostrando a sensibilidade do mercado a qualquer alteração nas políticas de produção da OPEP+.
Petróleo em queda acentuada perante perspetivas de aumento da produção da OPEP+
Os preços do petróleo registaram uma queda acentuada nos mercados internacionais, com as cotações do Brent e do WTI a serem pressionadas por expectativas de um aumento da oferta por parte da OPEP+. A possibilidade de o cartel e os seus aliados injetarem mais crude no mercado gerou receios de um excesso de oferta. A cotação do Brent, referência para a Europa, recuou mais de 1%, para cerca de 66 dólares por barril, enquanto o WTI, negociado nos EUA, seguiu a mesma tendência. A principal causa para este movimento foi a especulação em torno da próxima reunião da OPEP+, agendada para 5 de outubro. Segundo fontes do mercado, um delegado da organização terá referido que o grupo poderá discutir a aceleração dos seus aumentos de produção, numa tentativa de recuperar quota de mercado. Esta perspetiva de um aumento da oferta, juntamente com o regresso das exportações de petróleo pelo Iraque, criou uma "sensação de excesso de petróleo no mercado", pressionando os preços em baixa.



Artigos
5
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







