Este desempenho notável foi impulsionado por uma valorização generalizada entre as suas cotadas, destacando-se como a praça europeia com maiores ganhos no dia. A bolsa nacional foi a grande estrela entre as praças europeias, ao contabilizar uma valorização de 0,99% que atirou o PSI para uma cotação de 8.229,95 pontos, tendo chegado a negociar acima dos 8.270 pontos durante a sessão, o que representou o melhor desempenho diário desde julho.
O movimento ascendente foi abrangente, com 13 das 16 cotadas do índice a apresentarem ganhos no fecho da sessão, e com todas as 16 empresas a negociarem em alta em determinados momentos do dia.
Este otimismo na praça portuguesa, que contrasta com o sentimento mais cauteloso no resto da Europa, reflete uma tendência de subida que se estende há seis meses, um período de ganhos sustentados que não se observava desde 2014.
Desde o início do ano, o PSI acumula ganhos de 32,8%, incluindo os dividendos distribuídos. O analista Ramiro Loureiro, do Millennium Investment Banking, destacou o desempenho positivo do PSI, notando que os ganhos foram “transversais à maioria das cotadas”, num dia em que a maioria dos principais índices europeus encerrou em baixa.














