Esta estabilização de preços em níveis mais baixos é um fator relevante para a economia. Na proposta de Orçamento do Estado para 2026, o Ministério das Finanças português assume 'uma redução no preço do petróleo de 14% este ano e de 5% em 2026, para valores em torno dos 65 dólares por barril'. O documento governamental explica que esta hipótese 'é concordante com os valores de mercado e com uma redução das pressões externas para a inflação dos preços no consumidor'. O alinhamento entre os preços atuais do mercado e as previsões do governo confere maior credibilidade ao cenário macroeconómico traçado, embora a volatilidade inerente aos mercados energéticos continue a representar um risco para as projeções de inflação e crescimento económico.
Preço do petróleo negoceia em baixa em torno dos 65 dólares com impacto nas projeções orçamentais
Os preços do petróleo registaram uma tendência de baixa durante a sessão de ontem, com o barril de Brent a negociar na casa dos 65 dólares. Esta cotação está alinhada com as novas projeções macroeconómicas do Governo português, que servem de base para o Orçamento do Estado para 2026. Durante o dia, o preço do Brent, referência para a Europa, caiu cerca de 0,78%, fixando-se nos 65,74 dólares, enquanto o crude WTI, referência nos EUA, desceu para perto dos 62 dólares.



Artigos
5
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







