Parceria com OpenAI Dispara Ações da Broadcom e Impulsiona Setor de IA
O setor da Inteligência Artificial (IA) foi um dos destaques da sessão em Wall Street, com a fabricante de chips Broadcom a registar uma valorização expressiva. O ganho foi motivado pelo anúncio de uma parceria estratégica com a OpenAI. A Broadcom viu as suas ações valorizarem mais de 9,8% em bolsa, destacando-se como uma das empresas com melhor desempenho do dia. O forte impulso surgiu após a notícia de que a OpenAI, uma das líderes no desenvolvimento de IA, estabeleceu uma parceria com a fabricante de chips para aumentar a sua capacidade de processamento. Este acordo foi interpretado pelo mercado como um sinal da crescente procura por semicondutores avançados, essenciais para alimentar os modelos de IA cada vez mais complexos. O otimismo em torno desta parceria ajudou a impulsionar todo o setor tecnológico, contribuindo significativamente para a forte subida de mais de 2,2% do índice Nasdaq, que tem uma grande concentração de empresas de tecnologia. O analista de mercados do Millenium, Ramiro Loureiro, destacou a "recuperação do setor Tecnológico" como um dos pontos-chave da sessão. O desempenho da Broadcom evidencia a contínua influência do tema da Inteligência Artificial nos mercados financeiros, onde notícias sobre novos desenvolvimentos, parcerias ou avanços tecnológicos têm o poder de gerar movimentos acentuados nas cotações das empresas envolvidas, refletindo o elevado interesse dos investidores neste setor em rápida expansão.



Artigos
3Economia
Ver mais
Jornal Mais Ribatejo A greve de dois dias dos trabalhadores da Nobre Alimentação, em Rio Maior, está a gerar leituras opostas quanto à adesão. Enquanto o sindicato fala numa participação de mais de 90%, a empresa garante que apenas cerca de 30% dos 780 trabalhadores faltaram ao trabalho esta sexta-feira. “É uma estimativa baseada no número de viaturas […] O conteúdo Greve na Nobre em Rio Maior gera versões divergentes: sindicato fala em 90%, empresa aponta 30% de adesão aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Jornal Mais Ribatejo O Ministério da Agricultura e da Alimentação vai implementar uma rede nacional de armadilhas inteligentes, recorrendo a inteligência artificial (IA) para reforçar a vigilância e o controlo de pragas e doenças que afetam animais e culturas agrícolas, num investimento de 10 milhões de euros financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência. O projeto, […] O conteúdo Governo investe 10 milhões em rede inteligente para vigiar pragas na agricultura aparece primeiro em Mais Ribatejo.

Estratégia tem em vista reduzir as importações de gás russo e limitar a presença da Turquia no mercado europeu. Primeiro-ministro grego recusa que rotas sejam desviadas através da Turquia.

A dificuldade de Lisboa acolher voos privados com destino à Web Summit, noticiada pelo ECO na quarta-feira, já chegou à imprensa internacional. O jornal Financial Times (FT) titula que “engarrafamento de tráfego de jatos privados para a cimeira de Lisboa obriga magnatas a aterrar em Espanha”. Segundo a organização, “alguns convidados, em particular aqueles com […]







