Enquanto o industrial Dow Jones conseguiu ganhos, os setores tecnológico e alargado, representados pelo Nasdaq e S&P 500, respetivamente, registaram perdas significativas.

A sessão em Nova Iorque refletiu a complexa interação de forças no mercado.

O dia começou com uma nota negativa, com os índices a recuarem devido ao agravamento da situação comercial entre os EUA e a China, conforme explicou Peter Cardillo, da Spartan Capital Securities. No entanto, ao longo do dia, "as perspetivas de alívio monetário, associadas a um tom acomodatício" do presidente da Fed, Jerome Powell, favoreceram uma recuperação parcial, segundo Jose Torres, da Interactive Brokers. Powell mostrou-se preocupado com a debilidade do mercado de trabalho, reforçando as expectativas de um corte nas taxas de juro na próxima reunião da Fed.

Este otimismo em relação à política monetária foi suficiente para impulsionar o índice Dow Jones Industrial Average, que fechou com um avanço de 0,44%, para 46.270,46 pontos.

Contudo, o setor tecnológico, mais sensível às tensões comerciais e a questões de avaliação, não conseguiu acompanhar a tendência.

O Nasdaq Composite recuou 0,76%, para 22.521,70 pontos, e o S&P 500 cedeu 0,16%, para 6.644,61 pontos, sendo este último arrastado para o vermelho nos minutos finais da sessão por publicações de Donald Trump nas redes sociais que intensificaram a retórica comercial.