Segundo os analistas, esta escalada deve-se a uma combinação de fatores, incluindo o aumento da tensão comercial entre os Estados Unidos e a China, a perspetiva de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal norte-americana e a instabilidade gerada pelos conflitos bélicos no Médio Oriente e no Leste da Europa. A procura pelo ouro tem sido robusta, não só por parte de investidores individuais, mas também de bancos centrais, especialmente de países em desenvolvimento, que procuram diversificar as suas reservas e reduzir a dependência do dólar. De acordo com os artigos, só este ano, o metal amarelo já se valorizou cerca de 66%, beneficiando da debilidade do dólar e das “compras maciças por parte de vários bancos centrais”. A prata, frequentemente designada como a 'parente pobre' do ouro, também acompanhou a tendência, atingindo um novo máximo histórico de 54,479 dólares por onça. A forte procura pelo metal precioso é vista como um “comércio da desvalorização”, onde os investidores procuram proteção contra a erosão do valor das moedas fiduciárias e dos títulos de dívida pública num ambiente de inflação crescente.
Preço do Ouro Atinge Novos Máximos Históricos Perto dos 4.400 Dólares
O ouro, tradicionalmente visto como um ativo de refúgio, continuou a sua trajetória ascendente, batendo novos recordes e aproximando-se da fasquia dos 4.400 dólares por onça. Esta valorização expressiva é impulsionada por um conjunto de fatores macroeconómicos e geopolíticos que aumentam a aversão ao risco por parte dos investidores. A cotação do metal precioso atingiu um pico de 4.379,93 dólares por onça, negociando posteriormente em torno dos 4.360,85 dólares.



Artigos
7
A Universidade de Aveiro (UA), através da UACOOPERA, irá disponibilizar um leque alargado de horas de consultoria especializada destinadas a apoiar jovens empreendedores com ideias de negócio que necessitem de orientação para validar e implementar os seus projetos. No âmbito deste apoio, a UA irá disponibilizar um total de 240 horas de consultoria individualizada distribuir […] O conteúdo Universidade de Aveiro apoia empreendedores com horas de consultoria especializada aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

No final de novembro passado o desemprego caiu 5,4% no Alentejo, comparativamente com igual mês de 2024. Estavam registados nos Serviços de Emprego do Alentejo 16 107 indivíduos, menos 918 do que no mês homólogo de 2024, revela o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). Face ao mês anterior (outubro) o desemprego aumentou no Alentejo […]

A "boutique" da Aston Martin na reformulada Marina de Cascais

Central de Compras da CIMAC já movimenta 4,4 milhões de euros e ganha peso na gestão pública do Alentejo Central. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Central de compras da CIMAC movimenta 4,4 milhões no Alentejo Central







