Segundo os analistas, esta escalada deve-se a uma combinação de fatores, incluindo o aumento da tensão comercial entre os Estados Unidos e a China, a perspetiva de cortes nas taxas de juro por parte da Reserva Federal norte-americana e a instabilidade gerada pelos conflitos bélicos no Médio Oriente e no Leste da Europa. A procura pelo ouro tem sido robusta, não só por parte de investidores individuais, mas também de bancos centrais, especialmente de países em desenvolvimento, que procuram diversificar as suas reservas e reduzir a dependência do dólar. De acordo com os artigos, só este ano, o metal amarelo já se valorizou cerca de 66%, beneficiando da debilidade do dólar e das “compras maciças por parte de vários bancos centrais”. A prata, frequentemente designada como a 'parente pobre' do ouro, também acompanhou a tendência, atingindo um novo máximo histórico de 54,479 dólares por onça. A forte procura pelo metal precioso é vista como um “comércio da desvalorização”, onde os investidores procuram proteção contra a erosão do valor das moedas fiduciárias e dos títulos de dívida pública num ambiente de inflação crescente.
Preço do Ouro Atinge Novos Máximos Históricos Perto dos 4.400 Dólares
O ouro, tradicionalmente visto como um ativo de refúgio, continuou a sua trajetória ascendente, batendo novos recordes e aproximando-se da fasquia dos 4.400 dólares por onça. Esta valorização expressiva é impulsionada por um conjunto de fatores macroeconómicos e geopolíticos que aumentam a aversão ao risco por parte dos investidores. A cotação do metal precioso atingiu um pico de 4.379,93 dólares por onça, negociando posteriormente em torno dos 4.360,85 dólares.



Artigos
7Economia
Ver mais
Santarém recebeu entre 5 e 7 de novembro o AGRIBUSINESS 2025, considerado o maior encontro B2B do setor agroalimentar em Portugal. O evento decorreu no Convento de São Francisco e terminou com um balanço muito positivo. Ao longo de três dias foram realizadas mais de 600 reuniões de negócio entre empresas portuguesas e 30 importadores […] The post Santarém recebeu mais de 600 reuniões de negócios no AGRIBUSINESS 2025 first appeared on Notícias do Sorraia.

A Flixbus pediu acesso ao terminal rodoviário de Sete Rios em Lisboa, a Rede Expressos (que detém a concessão do espaço) disse que não. O caso chegou à Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) que permitiu a operação da empresa alemã no local. A Rede Expressos continuou a negar. Esta quinta-feira, 6 de novembro, […] O conteúdo Está aberta a guerra. FlixBus e Rede Expressos não se entendem sobre acesso a Sete Rios aparece primeiro em NiT.

O número de empresas criadas em Portugal até setembro subiu 3,7% face ao mesmo período de 2024, tendo sido constituídas mais 1.636 empresas, o número mais elevado em 20 anos, segundo o Barómetro da Informa D&B. Em relação aos setores com crescimento na criação de empresas face ao período homólogo, destacaram-se as atividades imobiliárias com […] The post Número de empresas criadas cresce 3,7% até setembro para valor recorde de 20 anos appeared first on Forbes Portugal.

A associação ZERO voltou hoje a defender a subida do IVA para a taxa máxima nas viagens aéreas domésticas, que incluem os voos entre Lisboa, Porto, Faro e ilhas da Madeira e dos Açores.






