O índice francês CAC 40 subiu 1,38%, fechando nos 8.188,59 pontos, liderando os ganhos na Europa.
O IBEX 35 de Espanha também registou uma subida, embora mais modesta, de 0,35% para 15.625,30 pontos. O índice pan-europeu Stoxx 600 beneficiou de um impulso significativo do setor de alimentação e bebidas, que foi animado pela divulgação de resultados positivos da Nestlé. Numa nota de análise, o Millennium Investment Banking refere que “as bolsas europeias foram ganhando tração ao longo da sessão e acabaram com ganhos até aos 1,3% do CAC”. A meio da sessão, o sentimento já era maioritariamente positivo, com o DAX alemão a negociar com uma ligeira subida de 0,06% e o FTSE MIB italiano a avançar 0,51%.
Os investidores mantiveram-se atentos aos “potenciais desenvolvimentos das tensões comerciais entre os Estados Unidos e China e o shutdown do Governo americano”.
A indicação de que o Secretário do Tesouro norte-americano poderia estender uma pausa nas tarifas sobre importações chinesas contribuiu para o sentimento positivo, embora a cautela tenha permanecido como nota dominante ao longo do dia.













