O otimismo foi impulsionado por desenvolvimentos políticos internos e um sentimento positivo nos mercados asiáticos em geral.

A performance recorde do mercado japonês surge na sequência da eleição de Sanae Takaichi, do Partido Liberal Democrata (PLD), como a primeira mulher a ocupar o cargo de primeira-ministra do país.

Segundo Henrique Valente, analista da ActivTrades Europe, a nova coligação governamental está alinhada em torno de eixos considerados favoráveis ao mercado acionista.

Entre as medidas destacam-se o aumento dos gastos com a defesa, a reativação de reatores nucleares e uma nova vaga de estímulos económicos.

Embora estas políticas possam exercer pressão sobre o iene, num contexto de inflação elevada, foram recebidas com otimismo pelos investidores.

O desempenho do Nikkei inseriu-se num dia de fortes ganhos para as bolsas asiáticas. O índice de referência de Xangai ganhou 1,36%, o de Shenzhen avançou 2,06% e o Hang Seng, de Hong Kong, subiu 0,77% perto do fecho da sessão.

Este ambiente positivo na Ásia contrastou com a maior cautela observada nos mercados ocidentais, que se mostraram mais focados na época de resultados empresariais e na incerteza macroeconómica.