O índice tecnológico Nasdaq foi o único dos principais a conseguir fechar em território positivo.

O fecho da sessão revelou uma clara divergência no sentimento do mercado.

O Dow Jones cedeu 0,15% para 47.632,65 pontos e o S&P 500 encerrou "flat", enquanto o tecnológico Nasdaq somou 0,55% para 23.958,47 pontos.

Esta performance contrastou com a tendência de ganhos registada durante grande parte do dia, que foi subitamente revertida após a conferência de imprensa de Jerome Powell.

As suas declarações, que colocaram em dúvida um novo corte de juros em dezembro, levaram os principais índices a cair para terreno negativo. A capacidade do Nasdaq para "escapar às perdas" deveu-se em grande parte à força das suas componentes tecnológicas, com destaque para a subida de mais de 3% da Nvidia, que atingiu uma capitalização bolsista de cinco biliões de dólares. Além disso, a expectativa em torno da divulgação de resultados trimestrais de gigantes como a Alphabet, Meta e Microsoft, após o fecho do mercado, ajudou a sustentar o índice.

O fecho misto encapsula assim a narrativa do dia: um mercado inicialmente otimista com o corte de juros, mas que acabou por ser dominado pela incerteza futura, com o setor tecnológico a demonstrar uma resiliência notável.