Enquanto o Dow Jones e o S&P 500 registaram ganhos ligeiros, o tecnológico Nasdaq aprofundou as perdas, culminando numa semana negativa para o setor.

A última sessão da semana em Wall Street foi marcada por uma clara divergência entre os principais índices.

O índice seletivo Dow Jones Industrial Average avançou 0,16% para 46.987,10 pontos, e o S&P 500 progrediu 0,13% para 6.728,80 pontos.

Em contrapartida, o Nasdaq Composite, de forte pendor tecnológico, recuou 0,21%, terminando nos 23.004,54 pontos e acumulando uma desvalorização semanal superior a três por cento.

Esta performance mista reflete as duas principais fontes de preocupação que dominam o sentimento dos investidores: os receios de uma sobrevalorização no setor da Inteligência Artificial (IA) e o prolongado 'shutdown' do governo federal. A falta de dados económicos oficiais, como o importante relatório sobre o emprego, deixa os investidores sem uma visão clara da saúde da economia. Nas palavras de Tom Cahill, da Ventura Wealth Management, "é muito desestabilizador (para os investidores) não ter uma vista de conjunto da situação económica".

A sessão foi igualmente volátil, com o S&P 500 a recuperar de perdas superiores a 1% registadas durante o dia. Para Art Hogan, da B. Riley Wealth Management, esta volatilidade é também um sinal de que, com os mercados perto de máximos históricos, "os investidores ficam com razões para realizar alguns ganhos".