A aprovação de um projeto de lei no Senado para financiar as despesas governamentais até janeiro foi o principal catalisador para os ganhos nos índices S&P 500 e Dow Jones.

O avanço legislativo foi um passo crucial para a reabertura do governo, que se encontrava paralisado há várias semanas. O projeto de lei, que agora segue para a Câmara dos Representantes para aprovação final, foi recebido com alívio pelos investidores.

A paralisação tinha criado um clima de incerteza, adiando a divulgação de indicadores económicos vitais, como os dados da inflação e do emprego. A ausência destes dados dificultava a análise da saúde da economia e as projeções sobre os próximos passos da Reserva Federal em matéria de política monetária.

Como afirmou um analista do Bankinter, a reabertura do governo permitirá "ter indicadores económicos para nos guiar novamente".

Além disso, o fim do 'shutdown' significa que os funcionários públicos federais voltarão a receber os seus salários, o que deverá "normalizar gradualmente o consumo privado americano". Este fator é fundamental para a economia, uma vez que o consumo é um dos seus principais motores.

A resolução do impasse em Washington foi, portanto, vista como um evento macroeconómico positivo, reduzindo o risco e incentivando a compra de ativos, especialmente em setores mais cíclicos e sensíveis à conjuntura económica, o que se refletiu na subida dos principais índices bolsistas.