Enquanto o Nasdaq conseguiu fechar em terreno positivo, impulsionado pela recuperação de algumas tecnológicas, o Dow Jones e o S&P 500 registaram perdas.

A sessão foi caracterizada por flutuações significativas, com os índices a perderem mais de 1% no início do dia antes de moderarem as quedas.

O fecho final revelou um Dow Jones a perder 0,65% para 47.147,48 pontos, o S&P 500 a ceder 0,07% para 6.732,91 pontos, e o tecnológico Nasdaq a somar uns ligeiros 0,13% para 22.900,59 pontos.

A principal fonte de preocupação para os investidores continua a ser a Reserva Federal (Fed).

As divergências internas no seio da instituição e a incerteza sobre um potencial corte das taxas de juro na reunião de dezembro estão a pressionar os mercados. O presidente da Fed, Jerome Powell, adotou uma abordagem cautelosa, diminuindo as expectativas de um novo corte antes do final do ano, após duas reduções consecutivas de 25 pontos base em setembro e outubro.

A análise das atas da última reunião da FOMC, a serem divulgadas na próxima semana, será crucial para decifrar o consenso ou a dissidência entre os seus membros.

Adicionalmente, o sentimento é influenciado pela recente paralisação do governo dos EUA, que atrasou a divulgação de dados macroeconómicos importantes, dificultando a tomada de decisões da Fed.

Os investidores aguardam agora com expectativa os resultados trimestrais de empresas como a Nvidia, que poderão ditar a direção do setor tecnológico.