A incerteza em torno da próxima decisão de política monetária da Reserva Federal dos EUA (Fed) tornou-se um fator dominante nos mercados financeiros, influenciando negativamente o sentimento dos investidores em várias classes de ativos, desde ações a criptomoedas. Após uma semana de volatilidade, a perspetiva de a Fed manter uma abordagem cautelosa em relação a futuros cortes nas taxas de juro está a gerar aversão ao risco. O presidente da Fed, Jerome Powell, atenuou as expectativas de um novo corte antes do final do ano, e a probabilidade de uma redução na reunião de dezembro caiu para menos de 50%. Esta mudança de perspetiva, descrita pela corretora XTB como um “tom hawkish”, complica-se pela ausência de dados económicos importantes devido à recente paralisação do governo dos EUA, tornando mais difícil para os investidores anteciparem os próximos passos do banco central.
O impacto é visível em Wall Street, onde a incerteza contribuiu para a forte queda dos índices, com os investidores a questionarem as altas avaliações das ações, especialmente as tecnológicas.
O mercado de criptomoedas também sentiu o efeito, com a bitcoin a cair para o seu nível mais baixo desde abril, uma vez que “a perda de confiança dos investidores em novos cortes nas taxas de juro” enfraquece o apetite por ativos de risco, como explicou o analista Simon Peters. Esta semana, os investidores estarão atentos à divulgação das atas da última reunião da Fed, procurando mais pistas sobre a trajetória futura das taxas de juro.