A diminuição das expectativas de um novo corte nas taxas de juro em dezembro pesou tanto nas ações como nos criptoativos. Recentemente, vários membros da instituição adotaram uma postura cautelosa relativamente a um novo corte de juros na reunião agendada para dezembro, fazendo eco das posições do presidente da Fed, Jerome Powell, que considera que um alívio monetário adicional está “longe de ser certo”.

Esta falta de clareza está a gerar nervosismo entre os investidores.

Um analista alertou que “a visibilidade sobre os próximos passos da Fed (...) tornou-se muito incerta, o que não ajuda”.

O impacto é visível na avaliação do mercado de futuros, onde a probabilidade de um corte de 25 pontos base em dezembro é agora inferior a 50%, evidenciando uma “contínua aversão ao risco do mercado”, como explicou Simon Peters, analista da eToro. Esta perspetiva de juros mais altos por mais tempo torna os ativos de risco menos atrativos, explicando parte da pressão vendedora observada tanto em Wall Street como no mercado de criptomoedas. Os investidores aguardam agora a divulgação de dados económicos importantes, como o relatório de emprego, para obterem mais pistas sobre as futuras decisões da Fed.