A combinação destes fatores macroeconómicos suplantou o otimismo inicial gerado pelos resultados da Nvidia, levando os investidores a reavaliarem as suas posições e a fugirem de ativos de maior risco, resultando em quedas acentuadas nos principais índices bolsistas norte-americanos.
Dados do Emprego nos EUA Afastam Perspetiva de Corte de Juros e Invertem Wall Street
A divulgação de dados económicos robustos nos Estados Unidos, em particular o relatório de empregos de setembro, foi o principal fator por trás da inversão de sentimento em Wall Street na quinta-feira. Notícias positivas para a economia foram interpretadas como negativas para os mercados, ao reduzirem a probabilidade de um corte nas taxas de juro pela Reserva Federal (Fed). O Departamento de Estatísticas do Trabalho divulgou, com mais de um mês de atraso devido à paralisação do governo, que os Estados Unidos criaram 119.000 empregos em setembro, um número superior ao esperado. Embora a taxa de desemprego tenha subido ligeiramente para 4,4%, a força na criação de emprego diminuiu as expectativas de que a Fed avançasse com um corte de juros na sua reunião de dezembro. Este relatório, segundo uma das análises, “diminuiu as expectativas de um corte na taxa de juros pelo Federal Reserve (Fed) em dezembro”. A esta perceção somou-se a divulgação das atas da última reunião da Fed, publicadas na quarta-feira, que já evidenciavam uma “divisão entre os seus membros em relação a um possível novo corte de juros”.



Artigos
5
É a primeira vez que o valor médio de construção aumenta desde 2023.

O economista Filipe Garcia explicou no CNN Prime Time as razões pelas quais metais preciosos como o ouro e a prata têm valorizado bastante no último ano.

Valor médio da construção por metro quadrado sobe 38 euros no novo ano. É a primeira vez que este limite aumenta desde 2023. O valor médio da construção por metro quadrado que é tido em conta no cálculo do IMI vai subir 38 euros em 2026, passando dos atuais 532 euros para 570, segundo uma portaria hoje publicada em Diário da República. “É fixado em 570,00 euros o valor médio de construção por metro quadrado, para efeitos do artigo 39.º do Código do Imposto Municipal sobre Imóveis [IMI], a vigorar no ano de 2026”, determina a portaria assinada pela secretária

A partir de janeiro de 2026, os compradores de veículos elétricos na Bélgica passarão a ver uma contribuição ambiental na fatura, destinada a financiar a recolha e a reciclagem das baterias. Depois do Reino...







