O otimismo foi alimentado por expectativas em torno do seu novo modelo de IA, Gemini 3, e por rumores de um grande investimento por parte da Meta Platforms nos seus chips de IA.
O desempenho da Alphabet foi um fator crucial para os ganhos no índice tecnológico Nasdaq.
A subida foi motivada por dois desenvolvimentos chave.
Primeiro, as “expectativas geradas pelo seu novo modelo de Inteligência Artificial (IA) Gemini 3, com o qual procura superar a OpenAI”, que animaram os investidores sobre o futuro da empresa no competitivo mercado da IA. Em segundo lugar, e com um impacto mais imediato, surgiram “rumores de que a Meta Platforms está em negociações para investir milhares de milhões de dólares em chips da Google focados em inteligência artificial”.
Esta notícia, destacada pela research do Millennium, não só impulsionou a Alphabet, como também teve um efeito colateral noutras empresas do setor.
A mesma análise salienta que este desenvolvimento “castiga o sentimento sobre as ações da Nvidia, que é a fornecedora com maior peso nos gastos da proprietária do Facebook”. Desta forma, a escalada da Alphabet ilustra a intensa competição no setor dos semicondutores para IA e como as alianças estratégicas podem reconfigurar rapidamente as perspetivas dos investidores sobre as empresas líderes.














