O otimismo foi generalizado, abrangendo desde os principais índices tecnológicos até às empresas de menor capitalização, que fecharam o dia com um forte apetite pelo risco. Na sessão de quarta-feira, os principais índices de Wall Street encerraram em terreno positivo, com o Dow Jones Industrial Average a ganhar 0,67%, o tecnológico Nasdaq a avançar 0,82% e o S&P 500 a valorizar 0,69%.

O sentimento positivo foi partilhado por um leque mais vasto do mercado, como evidenciado pela subida de 0,87% do índice Russell 2000, que agrupa empresas de pequena e média capitalização. Este movimento foi descrito por Jack Albin, da Cresset, como uma “rotação sadia”, na qual “os investidores alienaram ações tecnológicas com capitalização muito elevada e apostaram num leque mais amplo e variado de empresas”.

Esta tendência beneficia tradicionalmente as PMEs, que prosperam num ambiente de juros baixos.

O otimismo foi resumido por Jose Torres, da Interactive Brokers, que comentou que “o apetite pelo risco aumentou na véspera do Thanksgiving”.

Entre as empresas com melhor desempenho destacaram-se a Boeing (+2,47%), a Walmart (+1,97%) e a Microsoft (+1,78%).

Em sentido contrário, a Salesforce registou uma perda de 2,58%.

Os mercados financeiros permanecerão encerrados na quinta-feira para o feriado e terão uma sessão encurtada na sexta-feira.