
Presidente da República envia nova Lei dos Estrangeiros para fiscalização do Tribunal Constitucional
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, submeteu o decreto do parlamento que altera a Lei dos Estrangeiros a uma fiscalização preventiva de constitucionalidade com caráter de urgência. A decisão foi justificada com dúvidas sobre a conformidade de várias normas com a Constituição, nomeadamente as que restringem o direito ao reagrupamento familiar, os prazos de apreciação de pedidos pela AIMA e o direito de recurso. Na nota enviada ao Tribunal Constitucional (TC), o Presidente criticou a tramitação 'urgente' da lei na Assembleia da República, que impediu a realização de audições obrigatórias e outras consultas relevantes. As alterações, aprovadas com os votos de PSD, Chega e CDS-PP, limitam o reagrupamento familiar imediato a filhos menores que já se encontrem em território nacional e impõem um prazo de dois anos de residência legal para outros pedidos, o que, segundo Marcelo, pode violar o princípio da união familiar e o superior interesse da criança, além de potenciar a imigração irregular. O Governo, através do primeiro-ministro Luís Montenegro, manifestou confiança na validação da lei pelo TC, afirmando que, caso contrário, o seu 'ímpeto de regular a imigração' não terminará. A oposição de esquerda aplaudiu a decisão do Presidente, considerando-a 'sensata' e uma confirmação das suas próprias preocupações sobre a inconstitucionalidade e o 'atropelo democrático' do processo legislativo.



Artigos
6





Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros