
Álvaro Santos Pereira nomeado Governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno
O Governo nomeou o economista Álvaro Santos Pereira como o novo governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo a Mário Centeno, cujo mandato terminou a 19 de julho. A decisão de não reconduzir Centeno, que foi ministro das Finanças nos governos de António Costa, e a escolha de Santos Pereira, que foi ministro da Economia no governo de Pedro Passos Coelho, gerou um intenso debate político. O ministro da Presidência, Leitão Amaro, justificou a escolha afirmando que Álvaro Santos Pereira, até agora economista-chefe da OCDE, é 'melhor' para o cargo e 'independente', por estar afastado da política há mais de uma década, contrastando com a transição direta de Centeno de ministro para governador. A oposição de esquerda criticou a nomeação, classificando-a como 'política' e um regresso de um 'ministro da troika'. O PS lamentou a quebra de uma 'tradição histórica' de recondução. Mário Centeno, em entrevista, afirmou que 'ninguém pode pôr em causa a sua independência' e não fechou a porta a um regresso à política. A nomeação de Santos Pereira aguarda agora audição na Assembleia da República, prevista para setembro.



Artigos
6





Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros