Álvaro Santos Pereira nomeado Governador do Banco de Portugal, sucedendo a Mário Centeno
O Governo nomeou o economista Álvaro Santos Pereira como o novo governador do Banco de Portugal (BdP), sucedendo a Mário Centeno, cujo mandato terminou a 19 de julho. A decisão de não reconduzir Centeno, que foi ministro das Finanças nos governos de António Costa, e a escolha de Santos Pereira, que foi ministro da Economia no governo de Pedro Passos Coelho, gerou um intenso debate político. O ministro da Presidência, Leitão Amaro, justificou a escolha afirmando que Álvaro Santos Pereira, até agora economista-chefe da OCDE, é 'melhor' para o cargo e 'independente', por estar afastado da política há mais de uma década, contrastando com a transição direta de Centeno de ministro para governador. A oposição de esquerda criticou a nomeação, classificando-a como 'política' e um regresso de um 'ministro da troika'. O PS lamentou a quebra de uma 'tradição histórica' de recondução. Mário Centeno, em entrevista, afirmou que 'ninguém pode pôr em causa a sua independência' e não fechou a porta a um regresso à política. A nomeação de Santos Pereira aguarda agora audição na Assembleia da República, prevista para setembro.



Artigos
6
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







