
PCP propõe regresso aos 25 dias úteis de férias para todos os trabalhadores
O Partido Comunista Português (PCP) entregou na Assembleia da República um projeto de lei que visa consagrar o direito a um mínimo de 25 dias úteis de férias anuais para todos os trabalhadores, tanto do setor privado como da administração pública. A iniciativa legislativa propõe a reposição de um direito que, segundo o partido, foi revogado em 2012 pelo governo PSD/CDS. Além dos 25 dias base, a proposta comunista prevê um aumento progressivo do período de férias com a idade: 26 dias úteis para trabalhadores até aos 49 anos, 27 dias até aos 59 anos, e 28 dias a partir dessa idade. O deputado Alfredo Maia justificou a medida com a necessidade de garantir o descanso aos trabalhadores, que estão 'submetidos a ritmos e a intensidades da exploração do seu trabalho'. O projeto de lei prevê ainda o acréscimo de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado. O PCP espera que a proposta seja aprovada, considerando-a uma questão de 'toda a justiça' para a reposição das energias e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.



Artigos
6





Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros