PCP propõe regresso aos 25 dias úteis de férias para todos os trabalhadores
O Partido Comunista Português (PCP) entregou na Assembleia da República um projeto de lei que visa consagrar o direito a um mínimo de 25 dias úteis de férias anuais para todos os trabalhadores, tanto do setor privado como da administração pública. A iniciativa legislativa propõe a reposição de um direito que, segundo o partido, foi revogado em 2012 pelo governo PSD/CDS. Além dos 25 dias base, a proposta comunista prevê um aumento progressivo do período de férias com a idade: 26 dias úteis para trabalhadores até aos 49 anos, 27 dias até aos 59 anos, e 28 dias a partir dessa idade. O deputado Alfredo Maia justificou a medida com a necessidade de garantir o descanso aos trabalhadores, que estão 'submetidos a ritmos e a intensidades da exploração do seu trabalho'. O projeto de lei prevê ainda o acréscimo de um dia útil de férias por cada dez anos de serviço efetivamente prestado. O PCP espera que a proposta seja aprovada, considerando-a uma questão de 'toda a justiça' para a reposição das energias e a melhoria das condições de vida dos trabalhadores.



Artigos
6Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






