Governo apresenta plano de 400 milhões de euros para reforçar sistema elétrico e evitar novos apagões
Na sequência do apagão que afetou a rede elétrica nacional a 28 de abril, o Governo apresentou um plano com 31 medidas para reforçar a segurança e resiliência do Sistema Elétrico Nacional. O pacote de investimentos, anunciado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, está orçado em 400 milhões de euros, sendo que um terço deste valor será financiado pelos consumidores através da fatura da eletricidade. Entre as medidas previstas estão o lançamento de um leilão para baterias de armazenamento até 2026 e a disponibilização de 25 milhões de euros em fundos europeus para projetos-piloto em infraestruturas críticas, como a instalação de painéis fotovoltaicos em hospitais. O plano visa melhorar os procedimentos e as capacidades de gestão do controlo de tensão de todos os intervenientes no sistema. Adicionalmente, a ministra revelou que o Governo vai avaliar a possibilidade de uma ligação elétrica a Marrocos, um tema que já foi alvo de contactos entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.



Artigos
6
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







