
Governo apresenta plano de 400 milhões de euros para reforçar sistema elétrico e evitar novos apagões
Na sequência do apagão que afetou a rede elétrica nacional a 28 de abril, o Governo apresentou um plano com 31 medidas para reforçar a segurança e resiliência do Sistema Elétrico Nacional. O pacote de investimentos, anunciado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, está orçado em 400 milhões de euros, sendo que um terço deste valor será financiado pelos consumidores através da fatura da eletricidade. Entre as medidas previstas estão o lançamento de um leilão para baterias de armazenamento até 2026 e a disponibilização de 25 milhões de euros em fundos europeus para projetos-piloto em infraestruturas críticas, como a instalação de painéis fotovoltaicos em hospitais. O plano visa melhorar os procedimentos e as capacidades de gestão do controlo de tensão de todos os intervenientes no sistema. Adicionalmente, a ministra revelou que o Governo vai avaliar a possibilidade de uma ligação elétrica a Marrocos, um tema que já foi alvo de contactos entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.



Artigos
6





Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros