Governo apresenta plano de 400 milhões de euros para reforçar sistema elétrico e evitar novos apagões
Na sequência do apagão que afetou a rede elétrica nacional a 28 de abril, o Governo apresentou um plano com 31 medidas para reforçar a segurança e resiliência do Sistema Elétrico Nacional. O pacote de investimentos, anunciado pela ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, está orçado em 400 milhões de euros, sendo que um terço deste valor será financiado pelos consumidores através da fatura da eletricidade. Entre as medidas previstas estão o lançamento de um leilão para baterias de armazenamento até 2026 e a disponibilização de 25 milhões de euros em fundos europeus para projetos-piloto em infraestruturas críticas, como a instalação de painéis fotovoltaicos em hospitais. O plano visa melhorar os procedimentos e as capacidades de gestão do controlo de tensão de todos os intervenientes no sistema. Adicionalmente, a ministra revelou que o Governo vai avaliar a possibilidade de uma ligação elétrica a Marrocos, um tema que já foi alvo de contactos entre os ministros dos Negócios Estrangeiros dos dois países.



Artigos
6Política
Ver mais
“Se eu não fosse capaz de ter outros interesses, outra vida, criar outras possibilidades, estava destruído como homem” disse um dia Francisco Sá Carneiro. E é efetivamente assim. Todo o percurso humano deve assentar numa construção pessoal permanente, constante e contínua, ampla, sustentável, sólida e serena, séria, sóbria e responsável, que reforce permanentemente valências e competências, que assegure conhecimento, vivências e convivências humildes, que apure instintos e que confira a responsa

Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.






