
Novo modelo de gestão de listas de espera obriga hospitais a fazer triagem em até cinco dias
O Governo vai implementar um novo modelo de gestão de listas de espera no Serviço Nacional de Saúde (SNS), que obrigará os hospitais públicos a realizar a triagem de doentes referenciados para consultas de especialidade num prazo máximo de dois a cinco dias úteis. A medida, que deverá arrancar no início do próximo ano, faz parte do novo Sistema Nacional de Acesso a Cuidados de Saúde (SINACC) e visa garantir que nenhum doente prioritário fica esquecido e aumentar a rapidez na resposta. Atualmente, estima-se que apenas 30% dos hospitais realizam triagens clínicas de forma sistemática, o que leva a que casos urgentes possam ficar meses sem resposta. Com o novo modelo, a triagem torna-se obrigatória e baseada em critérios clínicos uniformes para todo o país. O objetivo é que a prioridade seja definida pela necessidade clínica do doente e não apenas pela ordem de chegada do pedido, aplicando-se tanto a primeiras consultas como a cirurgias.



Artigos
5




Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros