
Iniciativa Liberal questiona Governo sobre segurança da comunidade portuguesa em Angola
A Iniciativa Liberal (IL) questionou formalmente o Governo, através de uma pergunta parlamentar dirigida ao ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, sobre a situação de segurança em Luanda e a proteção da comunidade portuguesa em Angola. A ação surge na sequência de uma paralisação de taxistas na capital angolana que degenerou em atos de vandalismo, pilhagens e violência, resultando em quatro mortos e mais de 500 detenções, segundo a Polícia Nacional angolana. A IL expressou preocupação com o 'histórico de instabilidade na região' e a 'forte presença da diáspora portuguesa', incluindo cidadãos vulneráveis e investimentos nacionais. O partido quer saber qual a avaliação do Governo sobre as condições de segurança para os cidadãos portugueses, que medidas estão a ser implementadas no terreno para garantir a sua proteção, e que contactos foram feitos com as autoridades angolanas e parceiros europeus. Os liberais perguntaram ainda se a Embaixada de Portugal em Luanda dispõe de um plano de evacuação atualizado e qual o impacto dos tumultos nos interesses económicos portugueses.



Artigos
3


Política
Ver mais
Decisão do Tribunal Constitucional é vitória dos valores da Constituição
O secretário-geral do PS considerou hoje que a inconstitucionalidade de cinco normas do decreto do Parlamento sobre a entrada, permanência e saída de estrangeiros de Portugal, anunciada pelo Tribunal Constitucional, é uma vitória dos valores previstos na Constituição.

Autárquicas. Pedro Duarte quer o pelouro da Cultura no Porto
O cabeça de lista, não quis, falar mais sobre a distribuição de pelouros pelos seus candidatos ao executivo, por considerar "prematuro" e por não saber ainda "quantos vereadores" vão ser eleitos.

Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo
Perigo nos campos do Ribatejo: planta invasora de rápido crescimento ameaça colheitas e resiste a herbicidas. IP Beja apela à vigilância. Publicado originalmente em Diário do Distrito. Acesse o conteúdo completo: Planta invasora ameaça campos agrícolas do Ribatejo

"Arrogância" e "desumanidade" do Governo esbarrou nos "valores constitucionais": José Luís Carneiro
O secretário-geral do PS afirma que os socialistas alertaram para os "maus resultados" do caminho que o Governo estava a seguir em matéria de imigração ao aliar-se ao Chega e classifica como "embaraçosa" para o Governo a decisão do Tribunal Constitucional sobre a lei de estrangeiros