A Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) alertou que a exclusão dos cardiologistas da prescrição "pode comprometer a prevenção de eventos cardiovasculares em doentes de risco". A presidente da SPC, Cristina Gavina, explicou que "cerca de 30 a 40% dos doentes com doença coronária têm diabetes associada" e que, para estes, os medicamentos em causa reduzem a mortalidade e o risco de enfarte e AVC. A Sociedade Portuguesa do Acidente Vascular Cerebral (SPAVC) também manifestou o seu "firme desacordo", sublinhando que a diabetes está presente em até 50% dos doentes com AVC e que a exclusão da Neurologia e outras especialidades é "inaceitável". O presidente da Sociedade Portuguesa de Diabetologia, João Raposo, considerou a medida "tardia" e um "remendo", duvidando que resolva os problemas de acesso, uma vez que o número de prescrições fora das especialidades agora autorizadas não seria significativo.
Governo Restringe Prescrição de Medicamentos para a Diabetes para Combater Procura Estética
O Governo implementou uma nova portaria que restringe a prescrição de medicamentos injetáveis e sensores para a diabetes a apenas quatro especialidades médicas, numa tentativa de controlar o uso indevido e garantir o acesso a doentes. A medida, que entrou em vigor, limita a prescrição de fármacos como o Ozempic a médicos de endocrinologia, medicina interna, pediatria e medicina geral e familiar. A decisão surge em resposta às "dificuldades amplamente reconhecidas" no acesso a estas terapêuticas e a relatos de uso para fins estéticos, nomeadamente a perda de peso. No entanto, a medida gerou forte contestação por parte de outras especialidades.



Artigos
11
O candidato à presidência da República referiu que o atual Presidente da República foi incongruente em algumas decisões.


Num dia mediaticamente dominado pela Lei laboral e pelas declarações classistas do Ministro da Educação sobre as residências universitárias, hospitais e serviços públicos, quase passou despercebida, pelo menos à maioria dos comentadores, a importante divergência conceptual no debate dos dois candidatos presidenciais, António José Seguro e João Cotrim de Figueiredo, quanto ao caminho futuro do […]

O Presidente da República convocou o Conselho de Estado para 9 de janeiro, dez dias antes das eleições presidenciais







